As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

Congregação Pobres Servos da Divina Providência

Nosso Carisma

03.10.2024 | 2 minutos de leitura

Congregação Pobres Servos da Divina Providência

A Congregação Pobres Servos da Divina Providência, fundada por São João Calábria e oficialmente reconhecida em 1932, é composta, atualmente, por cerca de 300 religiosos, irmãos e padres.

Os primeiros meninos foram acolhidos na casa paroquial de São Bento no Monte: mas o contínuo aumento de meninos o levou a procurar um lugar mais amplo. A primeira casa foi aberta com cinco meninos no dia 26 de novembro de 1907, na Paróquia de San Giovanni in Valle, em Verona, e, no ano seguinte, foi transferida para um lugar definitivo, na Rua São Zeno no Monte, atual Casa Mãe.

Auxiliado neste trabalho apostólico por alguns leigos, São João Calábria constituiu o primeiro grupo de colaboradores, alguns dos quais sentiram-se chamados a consagrar-se na Obra. Ele os chamou de Irmãos e quis que vivessem o espírito puro e genuíno: "Antes de tudo olhar-se como irmãos, como tais amar-se reciprocamente uns aos outros e ajudar-se especialmente na vida espiritual; viver totalmente abandonados à Divina Providência; esforçar-se de todas as formas pelo bem estar dos pobres meninos abandonados, para mostrar ao mundo de hoje, tão ateu, tão sem Deus, imerso totalmente na lama, que Deus existe, pensa e tudo provê às suas criaturas".

A Congregação Pobres Servos da Divina Providência foi aprovada pelo bispo de Verona em 11 de fevereiro de 1932. A aprovação Pontifícia ocorreu no dia 25 de abril de 1949.

Em 1932, a Obra abriu-se também ao apostolado paroquial na missão em Roma. Em 1934, iniciou-se uma atividade missionária na Índia, a qual foi suspensa por ordem do Visitador Apostólico Abade Manuel Caronti.

Em 1959, foram abertas as missões da Congregação em Salto, no Uruguai, e no Brasil chegaram no dia 30 de agosto de 1961, na cidade de Porto Alegre.

Atualmente estamos presentes nos seguintes países: Itália, Romênia, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Angola, Quênia, Filipinas, Índia, Papua Nova Guiné e Brasil.

A presença dos Pobres Servos no mundo se faz por meio de sete Delegações e uma missão:

- Delegação São João Calábria (Itália, Romênia e Portugal)
- Delegação Nossa Senhora Aparecida (Brasil)
- Delegação Nossa Senhora Imaculada (Argentina, Uruguai e Paraguai)
- Delegação Mary Mother of the Poor (Filipinas e Papua Nova Guiné)
- Delegação Ish Kripa (Índia e Papua Nova Guiné)
- Delegação Mama Muxima (Angola)
- Missão São José (Quênia)

Fonte: www.pobresservos.org.br
Mais Nosso Carisma
 
 
Copyright © 2025 - Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO).
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo